Recompensas do Cuidador

Atualizado: 21 de mai. de 2021

Cuidar de um familiar que envelhece é desgastante, apesar de tudo isso, os cuidadores persistem. Porquê? Porque eles se importam.

Cuidar é o ato de amor. É uma coisa generosa e altruísta, e que muitas pessoas não pensariam em assumir.

Então, dê a si mesmo algum crédito. Perceba a importância do seu papel de cuidador. Em tempos de luto e frustração, é difícil imaginar como cuidar no mundo pode ser considerado uma experiência positiva.


1. Realização

Cuidar é uma grande conquista pessoal, deve orgulhar-se da sua determinação.


2. Experiência Única

Olhando para trás provavelmente pensará que o tempo gasto com seu familiar foi incrivelmente gratificante.


3. Estar presente

Um dos maiores medos que as pessoas têm sobre doenças e morte é passar por esses eventos sozinhos. Por sua causa, seu ente querido nunca terá que enfrentar isso. Se eles têm uma mente sã ou lutam com os efeitos da demência, eles entenderão em algum nível que você está com eles quando mais precisam de si. O seu tempo, esforço e atenção proporcionam conforto e têm um impacto profundamente benéfico no seu ente querido.


4. Momentos preciosos

Um momento de reconhecimento de um familiar com demência, um sincero "obrigado" de alguém que geralmente é irritadiço, uma história familiar perdida e uma risada compartilhada são tesouros para os cuidadores.


5. Você Mudou

Essa experiência irá ajudá-lo a perceber o que é importante para si a longo prazo e quais são seus objetivos para si, sua família e seus próprios anos dourados.


6. Fazendo a diferença

Nunca subestime o impacto que tem sobre os outros. Não receberá um prémio e poderá nem receber qualquer reconhecimento pelo que faz ou pelo que sacrifica. Mas lembre-se sempre: está a fazer diferença na vida de alguém todos os dias. É disso que se trata a vida.


A decisão de escolher os outros em detrimento de si mesmo, mostrar dedicação, escolher qualidade vida e enviar a mensagem de que "estou aqui", estas coisas são a expressão máxima do amor. Não é fácil, mas é louvável. Viva o CUIDADOR!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo