top of page

10 Resoluções de Ano Novo para Cuidadores

Atualizado: 21 de mai. de 2021


O Ano Novo é um momento perfeito para fazer um balanço das nossas vidas e ver quais melhorias que podemos fazer.


Vamos fazer uma lista das resoluções de Ano Novo e fingir que vamos mantê-las todas. Mesmo que apenas cumpra realmente algumas, lembre-se de que o progresso é bom, por menor que seja.

1. Eu autorizo-me a não manter as seguintes resoluções ou mantê-las apenas parcialmente.


2. Quando me sentir um cuidador imperfeito, lembrarar-me-ei que a culpa não é uma opção, desde que saiba que fiz o melhor que puder.


3. Encontrarei tempo sozinho para mim, mesmo que isso pareça impossível. Isso pode significar pedir ajuda a pessoas e fontes que nunca considerei antes.


4. Independentemente de quão merecedor seja o motivo, direi não aos pedidos de tempo, quando sei que não posso adicionar mais nada ao meu esforço diário.


5. Lembrarei que membros da família e amigos merecem um pouco do meu tempo. Isso pode significar que um pouco menos da minha atenção irá para o meu receptor de cuidados, e está tudo bem.


6. Vou marcar as minhas próprias consultas e exames de saúde.


7. Vou encontrar uma maneira de monitorizar os meus próprios níveis de energia para recarregar minhas baterias antes de chegar ao ponto de exaustão e esgotamento.


8. Lembrarei que procurar aconselhamento de profissionais, organizações e colegas cuidadores é um sinal de força, não fraqueza.


9. Lembrarar-me-ei que o meu familiar não escolheu a doença ou incapacidade com a qual ele vive.